Nambiquara, celular para surdos!

O NAMBIQUARA é um aplicativo para smartphones que permite que surdos se comuniquem com ouvintes através de chamadas telefônicas, sem intermediários humanos. O surdo digita mensagens de texto e o ouvinte responde em voz. A solução possui um servidor capaz de transformar em áudio o que o surdo digita, e transformar em texto o que o ouvinte fala do outro lado da linha, em tempo real, estabelecendo assim a comunicação entre surdos e ouvintes.

Nambiquara: Como Funciona!

O servidor NAMBIQUARA é um computador que intermedia as chamadas telefônicas entre surdos e ouvintes, é ele quem realiza e estabelece as ligações solicitadas pelos surdos, além de receber as mensagens de texto digitadas por eles. O servidor também captura todo o áudio falado pelo ouvinte na conversa para repassar em formato de texto para o surdo. A comunicação do surdo com o servidor é feita via internet através do aplicativo mobile, e do servidor com o ouvinte é via a rede de telefonia.

O objetivo deste projeto é proporcionar autonomia, mobilidade e facilidade para o surdo na comunicação com ouvintes, maior demanda de apoio da comunidade surda, principalmente em chamadas para serviços de emergência (bombeiros, polícia, Samu, etc.) e também outros serviços gerais (bancos, médicos, restaurantes, DETRAN, etc.).

Primeiramente aos surdos, proporcionando-os comunicação com qualquer pessoa ou serviço telefônico. Destina-se ainda a empresas públicas e privadas que desejam promover a inclusão social aos surdos a partir da disponibilidade de seus serviços.

Assista abaixo uma animação da Brava com algumas simulações de uso do Nambiquara.

O Nambiquara também está disponível numa versão web. Assim, não é necessário um smartphone para utilizar o aplicativo, basta acessar por um navegador de qualquer computador com internet e todas as funcionalidades do aplicativo mobile também estarão dsponíveis. Confira abaixo uma imagem da aplicação web.

Nambiquara Web

Em Maio de 2013, em convênio de 2 anos com o Governo do Estado de Pernambuco, iniciou-se o projeto batizado de “Nambiquara Audição Digital”, que disponibiliza smartphones com o aplicativo do Nambiquara para até 3.000 surdos do estado.

Projeto Nambiquara Audição Digital



Governo do Estado de Pernambuco
Projeto Nambiquara Audição Digital
O projeto recebeu inscrições de surdos de diversas cidades do estado de PE;
Após seleção de documentações, foram realizados treinamentos em cidades estratégicas do estado para capacitar os surdos quanto ao uso do Nambiquara;
Nos 2 primeiros anos de atividade, o projeto Nambiquara será mantido pelo Governo de PE, que assumirá os custos da operação.

Lançamento do projeto!

Simulação de uso do Nambiquara entre uma cega e um surdo marcando um encontro.

Treinamento e entrega dos aparelhos

Os surdos partipantes aprendem a utilizar o aplicativo e recebem gratuitamente o smartphone.

Entrega dos certificados

O Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, entrega aos surdos os primeiros certificados juntamente com o Secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, e a Superintendente da SEAD, Rose Maria Santos.

NAMBIQUARA - Entrega dos certificados

O que falam do Nambiquara...